COMO ERA TRABALHAR COM TECNOLOGIA NO COMEÇO DOS ANOS 2000?

Trabalhar com tecnologia hoje é algo comum, quase todas as pessoas têm um conhecimento mínimo de informática e o uso de dispositivos eletrônicos faz parte do dia a dia de quase todas as áreas de atuação, mas nem sempre foi assim! No início dos anos 2000 quando “tudo era mato”, trabalhar com tecnologia era revolucionário e ao mesmo tempo super limitado.

Os jovens profissionais e usuários de computadores não sabem o que é o medo do “bug do milênio”, o que é deixar o computador ligado dias, semanas, instalando ou baixando arquivos, rezando para não ter uma falha de energia. Estamos vendo a geração dos nascidos em 2000 ingressar no mercado e aquela velha frase soa na cabeça ‘’no meu tempo as coisas eram diferentes”, e por mais que o saudosismo aperte, ainda bem que elas mudaram! Vamos contar um pouco como eram algumas simples tarefas e comparar com os dias atuais?

ENVIA OS ARQUIVOS PARA MIM?

WhatsApp? Nem em sonho, no início dos anos 2000, o e-mail já fazia parte da nossa vida, mas a velocidade da internet era muito inferior aos dias de hoje, os e-mails tinham limite de tamanho de arquivo e trocar arquivos “maiores”, somente com uso de disquete e CDs e os documentos eram enviados por FAX!

O fax fazia parte do dia a dia de todo escritório, empresa ou casa de quem trabalhava com documentos. Então, o envio era feito para um aparelho de telefone que tivesse uma telecópia, onde o papel era escaneado e, por meio de uma ligação telefônica, a informação era enviada e impressa no aparelho do receptor.

PODEMOS FAZER UMA CALL AGORA?

Essa era uma frase muito rara de se ouvir no começo dos anos 2000. Não porque não existisse essa tecnologia, mas porque câmeras embutidas e notebooks ainda não faziam parte do cotidiano. Então, era preciso comprar uma webcam, que geralmente ficava em cima do computador, e que dificultava atividades como trabalhar remotamente.

HOME-OFFICE É O QUE, UM PROGRAMA NOVO?

Em 2000, ninguém nem sabia o significado deste termo. Trabalhar remotamente era quase impossível, a internet em casa era limitada e de baixa velocidade. As chamadas de áudio e vídeo para reuniões não eram viáveis, e nem todos tinham equipamentos necessários em casa para trabalhar.

Hoje não só podemos trabalhar em casa tranquilamente como também em locais públicos e restaurantes, cafés e etc. Antes, locais públicos não tinham wi-fi, e haja fio para cada pessoa que fosse a um café.

VAMOS FAZER UMA SESSÃO DE FOTOS

A fotografia sempre fez parte do dia a dia de muitas empresas, ou simplesmente de famílias, e essa arte talvez seja uma das que mais mudou com o avanço tecnológico. Há 20 anos atrás não havia câmera em celular, onde qualquer um pode fotografar ou filmar a qualquer momento e qualquer lugar.

Era preciso ter uma máquina fotográfica, e no início do século não eram populares nem as câmeras digitais, não tinha nem Tekpix rs. Eram câmeras de rolo de filme, que precisavam ter suas fotos reveladas em papel.

Fotos profissionais somente com a contratação de um fotografo, que por sua vez tinha um trabalho mais árduo para produzir e tratar as fotos, tornando mais valioso e menos viável para muitos. Hoje muitas empresas conseguem produzir suas próprias fotos, com equipamentos de alta tecnologia, photoshop e apps de edição simplificados.

FAÇA O BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS!

Essa geração de Nuvem de dados, HDs e SSDs de 1 terabyte não sabe o que é guardar todos seus arquivos importantes para segurança. Além dos clássicos arquivos, com gavetas lotadas de pastas de papéis, a tecnologia trouxe uma mudança radical, porém singela compara a hoje, onde passaram a se arquivar em CD’s e disquetes, enchendo as gavetas e precisando de uma segurança física como as esquecidas “disqueteiras”.

Hoje tudo se protege digitalmente na web e as salas de escritórios estão cada vez menores sem a necessidades de dezenas de móveis para armazenamento de arquivos e pastas.

ASSISTENCIA TÉCNICA

Quando pensamos em profissionais que trabalham com tecnologia, logo vêm em nossa mente os técnicos de assistência técnica. Sempre houve demanda de reparos de eletrônicos, e esse papel sempre foi super importante para todos nós, mas o cenário mudou muito!

Hoje um reparo é bem simples de solucionar, os profissionais da área já têm uma capacitação mais avançada, as peças são facilmente encontradas e compradas pela internet e o contato com o cliente é rápido e simples pelo WhatsApp, mas antes era bem mais complicado, as peças eram compradas pessoalmente, as vezes em outras cidades, e demoravam meses para chegar.

Antes os equipamentos que lotavam as lojas de reparos eram em sua maioria TVs, Telefones (não é smartphones, e sim telefones fixos e às vezes celulares “tijolão”), Videocassetes, microsystem e receptores de antenas parabólicas! Mas também tinha em menor frequência, os videogames da época como Playstation 1, Nintendo 64, Super Nintendo e no meio da década começou a aparecer com maior frequência os DVD players, mas estes equipamentos já exigiam um conhecimento técnico mais avançado, e muitas vezes difícil de encontrar.

EMPREGOS ENTRA, EMPREGO SAI

Como sempre aconteceu com a evolução, não só da tecnologia, mas da sociedade em geral, muitos trabalhos se tornam obsoletos e outros surgem coma as novas necessidades. No início dos anos 2000, os datilógrafos trocaram as máquinas por computadores, operadores de Kardex (arquivamento de fichas) puderam aprender a tecnologia de fichamento e controle de uma logística mais inteligente.

E foi nessa época que surgiu a área mais requisitada hoje, os programadores. A informática, a tecnologia da informação e afins começaram a criar espaço no mercado no início do século, e hoje fazem parte de quase todas as empresas, e é um mercado cada fez mais necessário e promissor.

Mas essa mudança avassaladora não parou por lá não, ainda hoje vemos muitos cargos mudando. Os aplicativos mudaram muito o mercado de delivery, transporte, lojas de varejo, e prestação de serviços. Com a vinda dos streamings, os games deixaram de ser somente um hobby e hoje é trabalho, e muitas vezes super bem remunerado. Com os conteúdos on-demand como Netflix e Youtube, as videolocadoras acabaram por fechar suas portas, lojas de discos perderam espaços e até a TV perdeu sua audiência unânime. Mas na verdade, nada se perde, tudo se transforma! Nesse tempo, novos empregos foram surgindo, abrindo novas portas e oportunidades.