BATERIA ACABANDO? ENTENDA A DIFERENÇA DOS VARIADOS CABOS E CARREGADORES

Se tem uma atividade que está presente na rotina de todos nós, é carregar o celular. Alguns mais vezes outros menos, tem até guerrinha de memes por isso. Mas, uma coisa é fato…todos precisamos de um bom carregador para todas as horas.

Mas tem uma variedade de tipos, tecnologias e modelos de cabos e carregadores por aí, e você fica perdido na hora de escolher…tem USB 2.0, Turbo, Quick Charge, Qualcomm 3.0, PD 20W, de 2.4A, 3.4A, e cada um para sua entrada, Micro, Tipo-C, iOS, etc. E aí, o que são esses termos e como identificar qual se encaixa na minha necessidade?

USB 2.0 E 3.0

A sigla USB vem do inglês Universal Serial Bus, que surgiu em 1996 como padrão para os cabos que conhecemos que servem tanto para alimentação de energia quanto para a transferência de dados. E as variações que mais encontramos é na taxa de transferência de dados, que reflete na velocidade em que os dispositivos transferem estas informações, veja só:

USB 1.0: 12 Mbps;

USB 2.0: 480 Mbps;

USB 3.0: 5 Gb/s;

USB 3.1: 10 Gb/s;

USB 3.2: 20 Gb/s;

USB 4.0: 40 Gb/s

QUICK CHARGE – QUALCOMM

O Quick Charge é uma tecnologia pertencente a Qualcomm que tem se tornado cada vez mais popular, o recurso permite carregar uma porcentagem considerável em pouquíssimo tempo. A promessa, nas versões mais recentes, é ter cinco horas de autonomia em apenas cinco minutos com o smartphone ligado à tomada. A tecnologia já se apresenta em suas versões 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 4.0+ e até 5.0.

Essa tecnologia funciona em smartphones compatíveis com cada versão, os mais novos com as mais recentes é claro. Quando utilizado por algum aparelho incompatível o carregador funciona normalmente com alta velocidade, apenas não receberá a carga imediata.

PD20W

Criada como uma tecnologia de carregamento inteligente de alta velocidade para iOS, agora se apresenta também em dispositivos com entrada Tipo-C. O termo 20W refere-se a potência, que como unidade de medida em energia elétrica se apresenta em Watts (W), sendo assim é um carregador capaz de alimentar os dispositivos conectados à tomada com potência de 20W.

AMPERAGEM

Independente da tecnologia adotada, uma das formas de identificar se a velocidade de carregamento e maior ou menor é pela amperagem informada no dispositivo. Os carregadores básicos funcionam com 1A, logo veio mais rápidos com 2.1A, 2.4A, e depois os mais rápidos ainda, com 3.4A. Essa informação informa a capacidade máxima do carregador, ou seja, mesmo que você tenha um aparelho super moderno com carregamento rápido, utilizando um cabo de alta velocidade, se o dispositivo de carregamento for mais lento, o carregamento o acompanhará.

CONECTORES

Outra especificação que diferencia os cabos é o tipo de conector, que passaram por diversas modificações com o passar dos anos. A principal diferença entre eles é o formato de encaixe e quantidade de pinos internos, que influenciam na velocidade de transferência de dados. Confira:

Tipo-A: São os mais antigos e comuns, encontrados na maioria dos pendrives, por exemplo. Tem formato retangular e quatro pinos internos;

Mini USB-A: é menor, tem formato de trapézio e cinco pinos internos;

Micro USB-A: ainda menores, de formato retangular e fino. Também possui cinco pinos internos.

Tipo-B: Também possui quatro pinos internos, mas dispostos de forma diferente do USB-A original. O formato é quadrado;

Mini USB-B: bem parecido com o mini USB-A, mas o formato é retangular. Também possui cinco pinos internos;

Micro USB-B: um dos mais comuns, é ainda menor que o mini e o formato lembra um trapézio, embora tenha seis lados. Possui cinco pinos internos.

Tipo-C: é o formato mais moderno. É simétrico, o que torna mais fácil o encaixe. Ele é do mesmo tamanho que o Micro-B;

Ainda não há opções mini e micro.

Lightning: Desenvolvido para atender aos padrões de desempenho da Apple (iPad, iPod, iPhone etc).

OUTROS ASPETOS PARA LEVAR EM CONTA AO ESCOLHER UM CABO USB

Material de revestimento e capa de conectores: Também há diversos materiais de revestimento do cabo e capa dos conectores. A qualidade desse material impacta muito na durabilidade do cabo. Os modelos mais comuns são revestidos em PVC emborrachado e os mais resistentes são em nylon trançado. Já os conectores podem ser revestidos em plástico ou alumínio.

Número de portas: Há modelos com mais de uma porta USB, com eles você pode carregar diversos dispositivos ao mesmo tempo. O diferencial é a praticidade, você leva apenas um carregador na bolsa e usa apenas uma tomada. Além disso, não precisa disputar tomada com as outras pessoas do lugar: “Já carregou o seu? Posso usar esta tomada?”.