5 FUNÇÕES DO SMARTPHONE QUE AJUDAM A ECONOMIZAR BATERIA

Umas das dúvidas mais frequentes que recebemos de clientes e amigos da comunidade KLGO é de como economizar a bateria do celular. E sempre compartilhamos algumas dicas que ajudam MUITO a aumentar a durabilidade da carga.

Já temos uma matéria aqui mesmo com dicas para aumentar a longevidade da bateria física, evitando que se encurte o ciclo de vida a longo prazo, porém, hoje vamos trazer algumas configurações para que ela dure mais no uso diário! Confira:

1 – SAIBA USAR O BRILHO DE TELA

Se você buscar no seu dispositivo o relatório de consumo de bateria, com certeza irá encontras a função “tela” em primeiro lugar. Sim, a luz da tela é o maior consumidor de carga, e a grande maioria das pessoas não sabem usar o ajuste de brilho de maneira inteligente. Primeiro que, nunca será necessário manter o brilho em volume alto sempre. Deixar a luz forte serve para o uso do aparelho em ambientes muito claros, sob o céu aberto na luz sol. Quando estiver em casa, ou qualquer outro lugar fechado, com iluminação mais baixa, o ideal é diminuir o brilho até que se enxergue bem a imagem.

Ou, se você não tem paciência de ficar ajustando toda hora o brilho, uma dica simples e que muito funcional: Deixa o brilho automático ligado. Sabemos que é difícil de se acostumar, mas ao conseguir, sentirá a diferença na duração da bateria.

2- REDUZA O TEMPO DE DESLIGAMENTO DA TELA

Ainda falando sobre a luz de tela do aparelho, além do ajuste de brilho, também é importante certificar se o tempo de desligamento automático da tela esteja bem configurado.

Muitas pessoas viram e mexem deixam o celular sobre a mesa, no braço do sofá, do lado na cama, com a tela ligada e ela que apague sozinha. O problema que muitos também deixam essa configuração com 30s, 40s, até 1 minuto ou mais. Aí é problema, por isso, deixe no máximo 15s, pois se você esquecer de bloquear a tela não fica muito tempo consumindo bateria à toa.

3 – DESATIVE O QUE VOCÊ NÃO USA

A captação de sinal de Wi-Fi, Bluetooth, localização por GPS e 3G/4G consomem bastante bateria. Portanto, deixe essas funções ativas somente quando realmente está utilizando. Caso contrário, desative. Priorize também o uso de internet sem fio, que gasta menos bateria do que os dados via 3G/4G.

Fechar os app que estão funcionando em segundo plano quando parar de usar o celular, é super importante. Tem pessoas que chegam a deixar mais de 10 aplicativos abertos simultaneamente por horas, com o celular no bolso! Terminou de conferir uma notícia, um saldo no banco, o extrato do cartão, o vídeo no YouTube, feche o app. E mais, se houver apps já em desuso, eu há muito tempo você não abre, desinstale-o! Se em outro momento for necessário, só baixar novamente. Assim você poupa espaço e consumo de bateria e até de dados móveis!

4 – EVITE OS ANIMADOS

Papéis de parede, bloqueios de tela, e até launchers de áreas de trabalho animados, que mudam de cor, mexem sozinhos, acompanham o movimento do aparelho e etc, realmente são lindos e impressionam nós usuários, porém adoram um consumo de bateria.

Dê preferência a imagens estáticas, e se você for desapegado a estética e busca desempenho e duração de bateria acima de tudo, melhor ainda é remover e deixa um fundo preto, que além de não drenar a bateria para animações, também demandam menos luz de tela.

5 – USE MODO DE ECONOMIA DE BATERIA

Muitos aparelhos, principalmente com sistema operacional Android, possuem um modo de economia de energia. Em outras palavras, é um recurso que reduz algumas atividades no celular e com isso resulta em um menor consumo de bateria.

Único problema desta configuração é que limita algumas funções em segundo plano e até gerar um uso mais lento do sistema. Mas experimente usar seu celular com essa função ativada, caso você não note nenhum problema no seu uso, deixe ligada!