4 DICAS PARA QUEM QUER ABRIR UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Hoje em dia, a tecnologia já se apossou de todas as atividades do nosso dia a dia quase, smartphones, laptops, smart tvs, vídeo games, tablets, caixas de som, acessórios como fones de ouvido, carregadores, baterias, entre outros vários dispositivos que facilitam nossa vida, mas que quando quebram nos deixam profundamente chateados, não é mesmo?

Certamente você já passou por um apuro com seu eletrônico e teve que buscar uma assistência técnica, seja coberta pela garantia ou por conta própria. Quanto mais os aparelhos se popularizam mais solicitadas são as assistências técnicas, por isso, se tornou um mercado super competitivo.

Certo, você já foi cliente de algumas, mas como partir para o lado empreendedor e abrir uma assistência técnica própria?

1. Capacitação especializada

O sucesso do negócio depende da qualidade do serviço prestado, e este serviço requer capacitação técnica. Por isso, invista em cursos e especializações na área de manutenções e eletrônica. Ter profissionais qualificados com certeza é o primeiro passo para um empreendimento de sucesso.

O leque de dispositivos e produtos passiveis de manutenção é enorme, e apesar dos processos terem suas semelhanças, ter uma especialidade como smartphones, ou TV, ou laptops, etc. ajuda a oferecer um serviço mais qualificado ainda, pois permite que o profissional possa concentrar seus estudos em um determinado setor. Além de que, ajuda na escolha de peças e ferramentas necessárias para aquele determinado setor.

2. Espaço necessário

Inicialmente não precisa de muito espaço, afinal basta um espaço para o trabalho técnico e um balcão para atendimento ao cliente. Como há uma boa rotatividade – tanto no atendimento quanto na quantidade de dispositivos – não se espera um acúmulo que demande mais espaço. Além do mais, exceto as TVs, os dispositivos são relativamente pequenos e as ferramentas de trabalho para execução dos reparos cabem sobre uma mesa aonde ficara sentado o técnico em exercício.


Geralmente e deixado uma divisória que separa o atendimento ao cliente do fundo da loja, onde são realizados os reparos, assim cria uma privacidade necessária para a concentração dos profissionais e torna mais seguro o armazenamento dos produtos dos clientes.

É importante oferecer conforto para o técnico trabalhar, por isso, uma boa cadeira e uma iluminação adequada são fundamentais para a saúde do profissional e para a qualidade do trabalho desenvolvido.

3. Ferramentas e peças

O kit de ferramentas para manutenção de eletrônicos é fácil de encontrar e com preços bem acessíveis, já as peças para manutenção variam de acordo com o produto, com o reparo necessário e com o fabricante. A dica é nunca economizar com a qualidade das peças, buscar sempre oferecer no orçamento, as opções de peças originais e de 1ª linha ao cliente, nunca considerando peças de baixa qualidade. Afinal o serviço precisa garantir uma boa usabilidade e resistência, evitando reclamações, devoluções e críticas injustas ao trabalho técnico prestado.

4. Administração e Marketing


Cuidar de uma empresa requer certo conhecimento em administração, planejamento e comunicação, desde o financeiro, formalização da empresa, estruturação até a distribuição de funções, compras, precificação e claro, sua comunicação com seu público ideal.

Por isso é interessante que você como dono busque um curso que te capacite a realizar algumas dessas funções, e/ou contratar profissionais ou empresas especializadas em realizar outras. Mas é imprescindível que haja um trabalho de comunicação principalmente no meio digital, ainda mais para quem está começando agora.